sexta-feira, 21 de julho de 2017

Variação de preços do boi gordo, bezerro, soja e milho em 2017

Por Ivan Formigoni
Em 20/07/2017 no site Farmnews

Resultado de imagem para gráficos boi gordo
Sindicarne GO




O Farmnews apresenta a variação de preços do boi gordo, bezerro, soja e milho ao longo de 2017.

Afinal de contas, qual foi o comportamento de preços dessas commodities até o momento (meados de julho de 2017)?
A Figura abaixo destaca a variação de preços do boi gordo, bezerro, soja e milho, em termos percentuais, segundo indicador Cepea/Esalq.

variação de preços do boi gordo
Fonte: Dados do Cepea/Esalq (adaptado por Farmnews)

Como observado pelos dados acima, o milho foi a commodity que mais caiu de preço até o momento, em 2017. A queda nas cotações do milho em 2017 (até 19 de julho) atinge 30,0%.
Clique aqui e saiba mais sobre o mercado do milho no país!
Por outro lado, o comportamento de preço da soja mostra maior estabilidade tem sido a commodity com menor desvalorização até o momento dentre as 4 avaliadas pelo Farmnews. A queda da soja é de 7,0% no acumulado do ano.

No mercado de pecuária de corte, a variação de preços do boi gordo e do bezerro estão próximos.

A baixa do boi gordo no ano está em 16,0% e do bezerro um pouco menor (-14,6%), até o dia 19 de julho.
O mercado pecuário, como temos discutido por aqui, tem enfrentado um 2017 bastante turbulento. Além de um mercado interno em ritmo lento, diversos que vão além da porteira das fazendas tem contribuído para aprofundar o momento difícil do setor.
Vale lembrar que o mercado de carnes brasileiro tem enfrentado um momento bastante turbulento em 2017. O pecuarista já enfrentou as adversidades da Operação Carne Fraca (clique aqui), o acordo de leniência da JBS (clique aqui) e a suspenção da importação de carne fresca pelos EUA (clique aqui).
Diante do atual cenário de fragilidade do mercado de carnes nacional o BNDES e o CNA buscam contribuir para a segurança do pecuarista (clique aqui).
O Farmnews apresenta dados que mostram onde estão os maiores rebanhos e quem são os maiores países produtores de carne bovina do mundo (clique aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário