Poderíamos definir, de maneira simples, a função do administrador como a de usar da maneira mais rentável recursos escassos. São três os recursos de que fazemos uso que são as pessoas, os financeiros e os materiais. Isto é válido para qualquer administrador e de qualquer tipo de empresa. Pensar e agir de maneira sustentável e respeitando o meio ambiente também fazem parte em nossa sociedade. No caso do administrador rural isto é mais premente, pois o mesmo trabalho com a terra e portanto com maior responsabilidade.
O agronegócio evolui muito nos últimos trinta anos, mas acredito que a grande maioria das propriedades rurais, principalmente as pequenas e médias, não tem uma administração de fato da propriedade. A grande maioria são de empresas familiares e "tocadas" pelos pais e/ou filhos.Dito isto fica a pergunta de como começar.
O primeiro passo é o de anotar todos os dados da propriedade fazendo um inventário de tudo que ela possui. Para as anotações pode se utilizar de planilhas eletrônicas, caderno ou um "programa" de computador, mas o mais importante é ter este números guardados.
Após tomarmos conhecimento da propriedade é prioridade termos todos os movimentos de dinheiro anotados contendo data, valor, se foi entrada de dinheiro ou saída e qual a finalidade. Além do movimento do dinheiro devemos antar todos os acontecimentos da propriedade para que possamos manter o inventário em dia além de sabermos rudo o que aconteceu, quando e com quem ou o que.
Estes são os primeiros passo para que possamos implantar a administração na propriedade e podermos avaliar se estamos ganhando ou perdendo dinheiro.
Fica a dica para pensar que é "Nunca misture o dinheiro da propriedade com o seu dinheiro". Você pode pensar que isto é fácil de falar mas difícil de fazer e eu digo que você tem razão quando você não tem controle sobre o que entra e o que sai. Passe a controlar tudo, nem que de maneira simples, e fica fácil de fazer.
JEPALayon.
Nenhum comentário:
Postar um comentário