quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Artigo Milkpoint - Dados da estação meteorológica determinam se os bovinos estão sendo criados sob estresse por calor?



gado leiteiro pode sofrer um forte estresse térmico em ambientes com altas temperaturas e umidade elevada. Neste caso, são inevitáveis os efeitos negativos sobre a ingestão de matéria seca, bem-estar, saúde, produção leiteira e reprodução e, consequentemente, na rentabilidade. Assim, é importante uma melhor compreensão dos produtores sobre as condições ambientais e o estresse por calor.

Para avaliar a intensidade do estresse por calor é importante combinar dados de temperatura ambiente e umidade do ar. Para isso, pode-se calcular o Índice de Temperatura e Umidade (ITU). Em vacas leiteiras de alta produção, como a raça Holandesa, o valor “68” é o limite superior de ITU para caracterizar conforto térmico, sendo que valores acima de 72 são críticos para esses animais (SILVA et al., 2016).

Dito isto, é importante ressaltar que, além dos fatores climáticos, o ambiente na propriedade é determinado por uma série de elementos. Dentre eles, o número e a densidade de vacas, o sombreamento, o tipo de refrigeração, a orientação da instalação em relação ao sol, predominância dos ventos, a presença de vegetação em torno, a altura, a largura e o tipo de cobertura da instalação (SHOCK et al., 2016).

Neste contexto, a temperatura e a umidade podem ser medidas na propriedade por um equipamento chamado termohigrômetro (fig. 1), encontrado facilmente no varejo (NEVES et al., 2015). Este instrumento deve ser colocado na sombra, em área bem ventilada e protegido das chuvas, próximo aos locais de maior permanência dos animais, como a sala de ordenha e área de lazer. Os dados de temperatura e umidade também podem ser obtidos em estações meteorológicas próximas da fazenda.

Figura 1: Imagem de um termohigrômetro. 

termohigrômetro
Recentemente, no Canadá, dados de estações meteorológicas foram comparados com os obtidos em 48 propriedades leiteiras. Os resultados mostraram que os dados do ambiente térmico nas fazendas foram significativamente maiores em relação àquelas das estações meteorológicas (SHOCK et al., 2016). Portanto, as medidas do microclima na fazenda expressam a real condição térmica que os animais estão expostos, devendo ser priorizadas para o cálculo do ITU.

Visto a preferência das vacas por locais mais frescos, ressaltamos que a ventilação desempenha um papel significativo na diminuição dos extremos ambientais. Quando for observado ITU acima de 68, deve-se planejar uma infraestrutura que possibilite a movimentação do ar com o uso de ventiladores ou a combinação de ventiladores e nebulizadores ou aspersores.

Outra estratégia de redução dos efeitos maléficos do estresse por calor é a utilização de sombreamento natural e/ou artificial, levando em consideração a área ideal de sombra de 4-5m2/animal (SULLIVAN et al., 2014).

Referências bibliográficas 
NEVES, G. A. R.; NOGUEIRA, J. S.; BIUDES, M. S.; ARRUDA, P. H. Z.; MARQUES, J. B.; PALÁCIOS, R. S. Desenvolvimento e Calibração de um Termohigrômetro para uso em Pesquisas de Micrometeorologia, Agrometeorologia e Clima. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 8, n. 1, p. 136-143, 2015.

SHOCK, D. A.; LEBLANC, S. J.; LESLIE KE, H. K.; GODKIN, M. A.; COE, J. B.; KELTON, D. F. Studying the relationship between on-farm environmental conditions and local meteorological station data during the summer. Journal of Dairy Science, v. 99, n. 3, p. 2169-2179, 2016.

SILVA, B. C.M.; PIRES, M. D. F. Á.; MARQUES, L. C. G.; PORTO, B. R.; CARVALHO JUNIOR, I. S. Comportamento diurno de vacas Holandesas puras por cruza em ambiente quente. Caderno de Ciências Agrárias, v. 8, n. 1, p. 40-56, 2016.

SULLIVAN, M. L.; CAWDELL-SMITH, A. J.; MADER, T. L.; GAUGHAN, J. B. Effect of shade area on performance and welfare of short-fed feedlot cattle. Journal of Animal Science, v. 89, n. 9, p. 2911-2925, 2014.
 


Saiba mais sobre os autores desse conteúdo

Mara Regina Bueno de Mattos Nascimento    Uberlândia - Minas Gerais
Lucas Vilela Perroni Silva    OUTRA - Tocantins
Patricia Kelly    OUTRA - Tocantins

Nenhum comentário:

Postar um comentário