Revista Globo Rural
Dados da balança comercial referentes às movimentações de setembro novamente apresentam queda nos volumes de lácteos importados. Ao comparar com o mês de agosto a queda foi de 25%, sendo internalizados 78 milhões em equivalente-litros de leite; a queda é bastante maior (-66%) em relação a setembro do ano de 2016. Como o cenário do mercado brasileiro se mantem enfraquecido, o interesse na importação é menor.
O produto com maior queda nos volumes internalizados foi o leite em pó integral. No mês de setembro foram importadas 2,82 mil toneladas, queda de 47% em relação ao mês anterior e 81% de queda em relação há um ano. Para o leite em pó desnatado, as importações caíram 43% comparado com o mês anterior, com 2,75 mil toneladas internalizadas. As importações de queijos voltaram a cair, depois de um aumento no mês anterior. A queda foi de 36%, com volume importado de 2,4 mil toneladas no mês. Observe na tabela 1 o resumo dos dados de exportações e importações.
Tabela 1. Exportações e importações por categoria de produto. Fonte: MDIC.
Ao analisar as importações e exportações, o saldo da balança de lácteos apresentou o menor déficit desde fevereiro de 2016, fechando em 64 milhões de litros de déficit (observe o gráfico 1).
Gráfico 1. Saldo da balança comercial em equivalente-leite. Fonte: MDIC.
As informações são do MDIC, elaboradas pela Equipe MilkPoint
Nenhum comentário:
Postar um comentário